sexta-feira, 5 de maio de 2023

BRAIN GYM: Movendo em Direção à Educação Prazerosa e Eficiente no Brasil

 


BRAIN GYM: Movendo em Direção à Educação Prazerosa e Eficiente no Brasil

 

APRENDIZADO ATRAVÉS DO MOVIMENTO

Como é que seria para você, se descobrisse que movimento é o caminho para se libertar dos desafios de aprendizagem e limitações na vida? Que através do movimento você pode expressar seu potencial ou capacidade cognitiva no seu desempenho nas áreas da vida onde você sente que não está funcionando como gostaria? E isto tudo, independente da sua idade?

 

Foi exatamente isto que comecei a descobrir enquanto trabalhando no Distrito Escolar de Queen Anne no estado de Maryland, nos Estados Unidos, onde atuei como Terapeuta Ocupacional por quase 10 anos. Intimamente, eu tinha ciência de meus próprios desafios de foco, organização, concentração, gerenciamento de tempo, procrastinação e regulação emocional. Apesar de ser excelente terapeuta e reconhecida no mercado de trabalho, dentro de mim, sentia estresse constante, e compensando diariamente para funcionar no contexto daqueles desafios.

 

Eu também via nas crianças, pais e profissionais de saúde e educação com quem eu trabalhava muitos desafios e compensações que eu experimentava na minha própria vida. Hoje me pergunto: “como consegui vencer?”, “o que faz com que alguns seres humanos vençam e outros não?”, “Como teria sido minha vida se estes desafios tivessem sido identificados na infância e eu tivesse recebido serviços especiais, como o de Terapia Ocupacional na escola e/ou clínica para aprender a integrar estas funções?”; “Como seria a vida se não tivesse que compensar constantemente por tais desafios e poder funcionar sem estresse?”

 

Foi neste contexto que descobri o BRAIN GYM (Ginástica Cerebral), que é um programa educacional que usa movimentos e atividades desenhados para maximizar o desempenho e facilitar a autorrealização em todas as áreas da vida. Criado pelo educador norte-americano de ensino especial, Dr. Paul Dennison, o programa já é usado por crianças e adultos em mais de 50 línguas e em 80 países, tendo sido implementado em mais de 100.000 escolas ao redor do mundo. A primeira vez que ouvi sobre o programa foi através de minha mãe que havia feito uma aula introdutória para apoiá-la na sua busca de autodescoberta e transformação depois dos 50 anos. Mais tarde, uma professora e colega de trabalho, especialista em autismo me contou que só aprendeu a ler por volta do sétimo ano fundamental, após praticar o BRAIN GYM. Finalmente, quando retornando de licença maternidade, Mari Miyoshi, minha substituta na escola, nos encantou com os resultados quase que mágicos ao usar o BRAIN GYM.

 

No meu primeiro curso de BRAIN GYM 101 aprendi sobre Kristen, uma das estudantes de 8 anos que havia trabalhado com minha instrutora e professora de ensino especial, aprimorando sua mecânica e conteúdo da escrita em uma única sessão. O caso foi relatado no livro Envisioning a Bright Future (Visualizando um Futuro Brilhante), por Patricia Lemer (ver oitavo exemplo de cima para baixo na página no link http://www.braingymbrasil.com/p/evidencias.html).

 

 Antes do BRAIN GYM, via meu estresse como algo normal do cotidiano e ter que parar ou desacelerar para me cuidar me fazia perder tempo ao invés de terminar a tarefa na qual estava trabalhando. Com a prática do BRAIN GYM, aprendi que pelo contrário, apesar desta experiência do estresse ser muito comum na minha vida e na de outras pessoas, não era “normal”, mas sim, sinal de desequilíbrio. E esta experiência é resultante dos momentos em que funciono ativando somente partes do meu cérebro e, portanto, sem acessar meu potencial para desempenhar como sou capaz.

 

Passei a usar o PACE (http://www.braingymbrasil.com/p/pace.html) para me organizar, e funcionar de forma equilibrada em casa e no trabalho.

 

Abaixo, veja os relatos de pessoas de idades variadas sobre a percepção de suas experiências e desempenho antes e depois do BRAIN GYM (nota: os nomes foram de alguns indivíduos foram modificados por questões de confidencialidade):

 

AUTISMO

 

·      ACESSO AS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO: Laura é uma adulta com quase 30 anos. Teve desenvolvimento típico até 18 meses, quando os vídeos demonstram sua perda progressiva de função e mais tarde identificada com desafios múltiplos, incluindo autismo severo, não-verbal e na adolescência, com quadro associado de epilepsia. Laura é incapaz de completar as funções básicas de vida diária, dependendo de assistência de terceiros dia e noite. Ela foi atendida por mim, pela primeira vez aos 8 anos de idade. Na época, seus movimentos eram homolaterais: ou usava o lado esquerdo ou o direito do corpo - mas não as duas mãos ou olhos ao mesmo tempo para completar tarefas; tinha sensitividade intensa ao toque, som e estímulo visual; e necessitava de movimento constante (hiperatividade). No período de 8 anos, conseguiu desenvolver a habilidade de fazer 4 exercícios básicos do BRAIN GYM independentemente – o PACE (http://www.braingymbrasil.com/p/pace.html). E foi neste mesmo tempo que “coincidentemente” sua comunicação de pensamentos abstratos e mais complexos se fez presente. Hoje ela vive com seu pai e apesar de continuar necessitando de cuidados para atividades básicas de sua vida diária, ela é capaz de expressar emoções e sabedoria através do computador, sendo contribuição na família e comunidade. E como diz seu pai, “ela é a alma mais amável que alguém possa imaginar”.

 

·  ACESSO A AUTO-REGULACAO ATRAVÉS DO AUTOCUIDADO DOS PAIS: Patrícia é uma menina de quase 6 anos, cuja mãe a trouxe para uma única sessão de BRAIN GYM. Dada as limitações da criança em receber direções para fazer os exercícios do BRAIN GYM, sua mãe aceitou fazer os exercícios e ver como a criança responderia. Inicialmente, Patrícia não parava em uma atividade e solicitava a minha atenção direta e/ou de sua mãe, interrompendo a prática dos exercícios. No entanto, quanto mais a mãe desacelerava e se acalmava com a prática do BRAIN GYM, mais calma Patrícia ia ficando. A mãe percebeu e expressou que sempre tem a sensação de “nunca poder parar para se cuidar por ter coisa demais para fazer”.  Após 1 hora e meia de sessão, a mãe expressou que sua percepção de cores e detalhes dos objetos no ambiente havia aguçado. Ela agora está interessada em fazer o curso do BRAIN GYM para saber mais como se cuidar enquanto cria a filha. Seu marido comentou via texto que gostaria de ter ido à sessão se soubesse que os pais receberiam o cuidado que sua esposa recebeu. Como disse a ele, em trabalhos de autodesenvolvimento e transformação como no caso do BRAIN GYM, muitas vezes as crianças trazem os pais para a intervenção, e não o contrário. Existe uma conexão continua entre nós seres humanos que fica obvia em sessões como a de Patrícia e sua mãe. E quando o adulto se cuida, a criança responde, tal como aprendemos quando entramos num avião: primeiro colocamos nossa máscara de oxigênio, e assim podemos acessar o oxigênio necessário para nos manter vivos e alertas e, então podermos ajudar outros, incluindo nossos filhos. O mesmo se dá em sala de aula, aonde o adulto cuidador ou professor, vê seus alunos regulando o comportamento e atendendo as instruções nas tarefas com mais eficiência e prazer, quando usam o BRAIN GYM em sala de aula.

 

VESTIBULANDO

·      Marcos tem 18 anos e acabou de fazer o ENEM, quando se apresentou para uma sessão de BRAIN GYM ao final do dia. Estava exausto e mal conseguia ficar focado. Carregava um sentimento de peso e ansiedade com a possibilidade de não ter se dado bem nas provas apesar de ter estudado muito, e decepcionar o pai que vem pagando sua escola particular. Relata saber o material estudado, mas quando sob o estresse da prova, tem dificuldade de lembrar a informação. E assim, perde o foco e a habilidade de generalizar e usar o conhecimento para completar exercícios elaborados de maneira diferente da que está acostumado. Sente a necessidade de melhorar seu controle mental e demonstrar seu potencial e habilidade cognitiva, especialmente na matemática. Durante o BRAIN GYM percebeu níveis altos de tensão no pescoço, ombros, braços, mãos e costas que chegavam a 7 numa escala de 0-10 (0= nenhuma tensão e 10=tensão máxima). Após o BRAIN GYM, relatou “meu foco aumentou e quando relendo uma das provas, vi o momento em que pulava palavras e espontaneamente me corrigi em tempo real, podendo assim compreender melhor o que o exercício estava pedindo. Sinto maior controle do meu cérebro, com aumento do meu foco e relaxamento do meu corpo com. E o desconforto das minhas costas diminuiu para 3 na escala de 0-10. Meus olhos ficaram mais relaxados e meu nível de energia aumentou, e me senti profundamente relaxado.” Ficou aparente que Marcos recuperou um estado de vitalidade que estava diminuído com o estresse do ENEM. Ele acrescentou que até o sabor da água estava diferente, e teve uma sensação de alívio e diminuição de calor dentro da cabeça, a qual relacionou à diminuição da intensidade de seu pensamento. É comum após a prática do BRAIN GYM, relatos de melhora no controle da qualidade e quantidade do sono. Um fisioterapeuta que se encontra em formação no curso de BRAIN GYM no Brasil, Luciano Masiero, relata que antes do BRAIN GYM seu excitamento pelo trabalho e pensamento intenso interferiam em seu sono e que não conseguia dormir mais do que 5 horas por noite. Após o BRAIN GYM, ele agora dorme pelo menos 7-8 horas por noite. O equilíbrio atingido pelo BRAIN GYM, nos permite verdadeiramente descansar para dormir bem, ao invés de dormir de cansaço.

 

HIPERFOCO EM VIDEOGAME

 

·      Com 15 anos, Paulo atende aulas de tecnologia e a instrutora, Raquel se preocupa com sua dificuldade de concentrar nas tarefas, processar informações e lembrar o material ensinando, requerendo repetição das direções numa intensidade não comum aos estudantes de sua faixa etária. Antes do BRAIN GYM, não olhava nos olhos da pessoa com quem estava conversando, seu tono muscular era diminuído com uma postura física curvada, e a boca aberta. Inicialmente, parecia desinteressado na conversa, e devagar no processamento de informação.

Durante a sessão de BRAIN GYM, ele demonstrou clareza na sua dificuldade de focar, facilmente se distraindo da tarefa de escrever um texto no Word, quando simulamos conversar sobre o desempenho de outro aluno no jogo Mind Craft, na mesma sala onde ele trabalhava. Segundo ele, “aprender material novo e estudar é muito difícil, principalmente Física e Biologia, e quando escuto as pessoas conversando sobre algo que me interessa”. Além disto, ele relatou dificuldade de dormir quando sabe que não desempenhou bem em uma prova e sente ansiedade, ficando com o coração acelerado. Quando se aproxima o final do ano escolar, a pressão de que pode entrar em recuperação e arriscar ficar de castigo e não viajar, o faz focar mais nos estudos e passar de ano. Claramente, Paulo demonstra capacidade intelectual de desempenhar nas matérias de seu ano escolar satisfatoriamente. No entanto, ele não está livre para usar seu potencial cognitivo de forma efetiva. Ele parece ter desenvolvido compensações para lidar com o estresse resultante, buscando alívio e se distraindo de seu desconforto com o estresse do aprendizado escolar, através do prazer oriundo do videogame e de conversas sobre assuntos que lhe interessa. Um dos princípios do BRAIN GYM é que a “atenção segue a intenção”. Paulo atende ao que lhe traz uma diminuição no nível de estresse interno que experimenta quando tem que lidar com material acadêmico. Quando, no entanto, ao observar Paulo antes e depois de cada exercício, sua professora relatou total surpresa na clareza com que Paulo se expressava, e a diferença observada na sua habilidade de focar no material e completar tarefas que antes não conseguia. Paulo por sua vez, diz que aprendeu “a focar, manter minha postura reta na cadeira, a organizar meu tempo e agora consigo ver que o benefício de estudar primeiro para depois brincar. Também sei que consigo me acalmar e focar no meu trabalho. Antes, eu não conseguia localizar os comandos no Word e tinha que ficar chamando a professora toda hora. E eu me sentia mal porque eu ficava tomando muito o tempo dela e sabia que os outros alunos precisavam dela também.” Do meu lado percebi que tanto a professora quanto Paulo, não tinham consciência de seu potencial dado que seu desempenho de aprendizagem e autoexpressão não refletiam sua capacidade inata. A vivência dos exercícios do BRAIN GYM proporcionou a Paulo acessar as funções físicas necessárias para desempenhar de forma relaxada e congruente com sua capacidade cognitiva, como necessário para focar e funcionar de forma saudável. Sua professora expressou que “o BRAIN GYM é magico. Nunca o vi tão focado e com a habilidade de se expressar como foi capaz de fazer depois dos exercícios. Quero aprender isto e trazer para nossa escola pois vai ser um diferencial incrível”.

 

PÓS-AVC (DERRAME CEREBRAL)

 

·      Com 76 anos, Carlos vem funcionando há 3 anos com as limitações subsequentes a um AVC: perda de memória, fadiga intensa com o mínimo de atividade, falta de energia, falta de controle das pernas, dores na coluna e joelhos, perda da função do braço e perna esquerdos, e locomoção em cadeira de rodas. Relata que a única posição que não sente dor, e quando está deitado. Passa o dia assistindo TV, dormindo ou comendo. E periodicamente canta num coral. A esposa o ajuda em tudo, dependendo dela para sua locomoção e transferência entre uma superfície e outra (cadeira, cama, etc.). Antes do BRAIN GYM, ao fechar os olhos, as únicas áreas do corpo em que tinha sensação boa eram a cabeça e o peito. Demonstrava um senso de falta de propósito e motivação. Durante a sessão de BRAIN GYM aprendeu a controlar a respiração, expirando durante os momentos de movimento e esforço, e parando para inspirar. As atividades completadas com a ajuda da filha, permitiu que descobrisse que quando movimentava juntas contralaterais (ombro esquerdo com quadril direito, por exemplo) simultaneamente, ele tinha maior ativação de sua consciência corporal e os músculos do lado esquerdo de seu corpo eram mais ativados. Depois do BRAIN GYM, ele expressou que ao fechar os olhos, conseguia sentir o corpo como um todo, incluindo as mãos e os pés. Também relatou um aumento na sua percepção de potencial para melhora, dizendo “da próxima vez que eu falar com você, já vou estar te mostrando que consigo mexer melhor”. Ele terminou a sessão com expressão de esperança e alegria no rosto, os quais não estavam presentes antes dos exercícios.

DOS ESTADOS UNIDOS PARA O BRASIL

Após sair do Distrito Escolar de Queen Anne, considerei a possibilidade de retornar para o Brasil e fazer este trabalho nas escolas no meu país de origem. Aguardei os sinais de quando estava pronta, e comecei a trabalhar na tradução do material para ensinar o curso em português. Em novembro de 2021, realizei o primeiro curso do BRAIN GYM 101 no Brasil, e em no mês passado, o BRAIN GYM 104. Até o final de 2023, programamos entregar o BRAIN GYM 110, e assim formaremos a primeira turma de Facilitadores do Movimento do BRAIN GYM no Brasil, licenciados pela fundação reguladora do programa, a BREAKTHROUGHS INTERNATIONAL (www.breakthroughsinternational).

Nossa intenção inicial é de levar o BRAIN GYM para todas as escolas e famílias, e contribuir para a reconstrução da educação neste momento tão crítico de pós pandemia que estamos enfrentando. O diferencial do BRAIN GYM está em ser uma metodologia educacional que permite adultos e crianças a se equilibrarem concomitantemente. Ou seja, em sala de aula, tanto o professor quanto os estudantes ganham, independente da idade, escolha religiosa ou política, diagnóstico ou condição socioeconômica.

Dada experiencias como as aqui relatadas, quando agora vejo a situação educacional e de ensino especial no Brasil, particularmente em pós pandemia, e sabendo que não temos os recursos financeiros e estrutura de intervenção como nas escolas norte-americanas, vejo o BRAIN GYM como uma porta para alcançarmos resultados eficientes, em curto prazo e com custos significativamente menores. Neste compromisso com a educação, o desenvolvimento e transformação do potencial humano, estamos à disposição de todos que queiram descobrir como diz Dr. Paul Dennison, que “o movimento é a porta para o aprendizado”, e implementarmos o programa em todas as escolas do Brasil.

*BRAIN GYM é uma marca registrada da fundação Brain Gym International, com o nome fantasia, Breakthroughs International. Para mais informações: www.breakthroughsinternational.com

 

 

Denise Figueiredo, Terapeuta Ocupacional graduada pela UFMG há mais de 30 anos e, registrada e licenciada nos Estados Unidos desde 1995, onde reside e se tornou Instrutora e Consultora do BRAIN GYM® desde 2006. Recebeu o prêmio "Ensinando através do Movimento" como professora do ano 2006-2007, pela fundação Brain Gym® International por seu trabalho com as escolas públicas do Distrito Escolar de Queen Anne, e o prêmio “2008 Exemplary Program Award” junto a Associação de Terapia Ocupacional do Estado de Maryland – Estados Unidos. Denise oferece treinamento, palestras, terapia de educação e saúde holísticas para pessoas de todas as idades, em inglês e português. Aos 56 anos, Denise esta comprometida em ser contribuição de amor e paz no mundo.

Para mais informações sobre a Denise Figueiredo e a comunidade BRAIN GYM Brasil:

www.DeniseOT.com

Instagram @denisefigueiredo.ot @ginasticacerebral.bgb

DeniseOT1111@icloud.com  

WhatsApp 31 9-7222-9377

www.braingymbrasil.com

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Live: BRAIN GYM nas Escolas do Caribe

  Live sobre BRAIN GYM nas Escolas do Caribe bate-papo entre @aandrealeandro e as Educadoras @denisefigueiredo.ot e @canajessicaann conta...